quarta-feira, 28 de abril de 2010

comentei nos blogs:
leo-luce.blogspot.com
http://pedroacm.blogspot.com/2010/04/tarefa-1.html
http://cauemcunha.blogspot.com/

terça-feira, 27 de abril de 2010

Tarefa 1

A primeira matéria é a bioesfera que é a Terra em si com seus biociclos, talassociclo, limnociclo e epinociclo. Começando pelo biociclo com maior diversidade de climas, relevo e espécies de animais e plantas, o epinociclo, ele tem a maior biodiversidade do planeta, mas ocupa só 29% dele. O outro é o talassociclo, ele é o maior, ocupa 70% da Terra, é dividido em zona fótica (litorânea e nerítica) e afótica (batial e abissal). Por último ficou o limnociclo que é o menor deles ocupando cerca de 1% da Terra, é divido em lótica (água corrente) e lêntica (água parada).
Em segundo lugar fica a água, que é a maior fonte de vida para quase todos os seres da Terra. Ela desempenha muitos papes na nossa vida como, solvente universal, transporte de substâncias entre o interior da célula, manutenção da temperatura em dias muito quentes, e nosso corpo é feito de quase 70% de pura água. Ela é a substancia mais importante para nossa sobrevivência e nós estamos acabando com ela como se não tivesse limite.
Depois vem as leis evolutivas de Darwin, ou lei de seleção das espécies, que consiste em basicamente, cada ser teria que evoluir por si só, quem evoluísse poderia viver e quem não conseguisse morreria, em outras palavras a natureza decidiria quem vive e morre, na visão dele o homem evoluiu do macaco para o ser humano, essa teoria foi mito importante para descobrir de onde viemos, mas Mendel quebrou a teoria de Darwin com a sua. A lei de Darwin dizia que se um pai inteligente e uma mãe nem tanto tiverem um filho, este será de inteligência mediana, essa ideia valeu até que Mendel disse que os genes não se juntam todos, o filho pode adquirir mais genes do pai em algumas áreas, e o da mãe em outras, Isso poderia variar de cara gene, para explicar melhor ele usou ervilhas amarelas e verde, cruzou elas e surgiu somente ervilhas verdes, então ele cruzou de novo e veio verdes e amarelas, assim ele explicou como somos parecidos com nossos pais e nossas mães.
Por último vou falar do ecossistema, ele é onde vivemos, é a Terra em si, se divide em ecossistema terrestre, campos, relevo, montanhas, animais, plantas, cidades... e ecossistema aquático, oceanos, mares, rios, lagos, peixes, animais marinhos, algas... ele é compartilhado por varias espécies e comunidades, é importante estudarmos ele para sabermos como manter ele menos desgastado possível, se não podemos acabar perdendo ele.